MOBILIDADE
A mobilidade é conceituada nas deslocações origem-destino que ocorrem nas cidades, seja por meios de transporte motorizados ou não motorizados, privados ou colectivos, referindo-se à classificação geral dos meios de transporte que uma pessoa pode utilizar para se deslocar de um local para outro.
Os movimentos realizados nas cidades podem ser não motorizados, como pedestres, de bicicleta, patinete, patins, etc. ou motorizado por motocicleta, carro, van, trailer, ônibus, bonde, metrô, etc.
Nos últimos anos, a preocupação de melhorar as condições de mobilidade tem-se concentrado apenas num dos lados da moeda. As ações tomadas centraram-se no aumento da velocidade das viagens diárias, principalmente através do aumento da capacidade rodoviária. No entanto, foi demonstrado que tais ações apenas promovem um aumento do número de veículos, criando assim novas exigências.
Torna-se então, necessário à busca por uma cidade mais inclusiva...
O que seria?
Uma cidade mais inclusiva é aquela que não só procura melhorar a eficiência das viagens e promove a utilização de modos de transporte mais sustentáveis, mas também proporciona uma acessibilidade equitativa às oportunidades oferecidas pela cidade.
Acompanhe nossa página e novos posts sobre a temática 😉
Comentários
Postar um comentário